(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

ECONOMIA: ANÍZIO E EMPRESÁRIO SE REÚNEM COM SECRETÁRIO DE GOVERNO


     Interessado em transferir suas instalações para Santa Bárbara d’Oeste, o empresário Pedro Olate, dono da Metálica, empresa que atua na fabricação de estruturas metálicas de grande porte, acompanhado do presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), esteve reunido hoje (3) na prefeitura com o secretário de Governo, Gilmar Margato, uma vez que o prefeito Mário Heins (PDT) não está na cidade e cumpre agenda em Brasília (DF).

     A vontade da empresa em se transferir para o município foi manifestada ao presidente da Câmara no dia 28 de outubro, quando o empresário esteve no gabinete de Anízio Tavares e solicitou apoio para ajudá-lo a encontrar uma área na cidade.

     Durante o encontro de hoje, Margato deu explicações a Olate sobre o PID (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento) existente na prefeitura que concede benefícios aos empreendedores que investirem no município por meio da devolução de parte de impostos arrecadados, entre eles, o ICMS e IPTU, pelo prazo máximo de até 15 anos. O secretário também mostrou uma área reservada para distrito industrial nas margens das rodovias dos Bandeirantes e SP-304 (Luiz de Queiroz), que deverá estar liberada até o início do próximo ano.

     O empresário ao verificar a área no mapa disse ter gostado da localização e espera que os terrenos possam ser comercializados o mais breve possível para poder concretizar a transferência de sua empresa para a cidade, pois seus maiores fornecedores estão situados na região de Piracicaba, o que facilitaria a questão de logística e contribuiria para a redução de custos. Ao final da reunião, Olate recebeu cópias dos programas de incentivos fiscais para estudos e posterior inscrição de sua empresa junto ao município para ser beneficiada pela lei.

     De acordo com informações de Margato, a prefeitura prevê que até fevereiro ou março de 2010 possa ter este loteamento industrial em condições de oferecer aos empreendedores interessados e trata-se de uma excelente área para que a empresa possa construir seu galpão na cidade. “Quando ele (empresário) observou a área no mapa, ele gostou muito da localização. Agora, o distrito industrial tem que sair rápido porque a empresa tem prazo para fazer os investimentos”, explicou o vereador Anízio Tavares.

EMPRESA MINEIRA

     Fundada há 22 anos em Varginha, Minas Gerais, a Metálica está sediada na Vila Bertini, em Americana, há três anos, mas a área que ocupa de 1,2 mil metros quadrados está totalmente defasada, ultrapassada e não mais comporta a expansão das atividades da empresa, o que acaba acarretando prejuízos financeiros para a empresa, que não pode colocar um terceiro turno, por exemplo.

     Outro inconveniente é que o local onde ela está instalada é considerado zona residencial e tem restrições à atividade industrial. “Hoje, estamos limitados na função renda e geração de empregos devido à falta de área para crescimento”, revelou Pedro.

     A Metálica atua na construção de implantação industriais, prestando serviços para as montadoras GM, VW e Peugeot e construção de prédio multiandares na área de laminados e construções metálicas. Outro cliente de porte da empresa é a Usiminas.

     Segundo o empresário, a área pretendida gira em torno de cinco a dez mil metros quadrados, o que possibilitará a empresa atender todos os seus pedidos e atuar de forma mais maciça na região, e possui uma linha de crédito junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em torno de R$ 10 milhões para investimento num galpão de mil metros quadrados, podendo ser ampliado para três mil metros quadrados, com capacidade para gerar 300 empregos diretos.
 

 

 


Publicado em: 03 de novembro de 2009

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!