O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), esteve reunido nesta terça-feira (19), no Paço Municipal, com o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, para tratar de assuntos relacionados às proposituras apresentadas por ele na Câmara Municipal, nas quais pede melhorias na área de saúde pública. Estiveram acompanhando o parlamentar, os enfermeiros Gustavo Raymundo Pulgrossi e Izabel Anazário, que atuam no Pronto-Socorro “Dr. Edson Mano”.
Inicialmente, Dr. José quis saber do secretário a posição da Administração sobre sua moção de apelo para que o prefeito Denis Andia (PV) estude a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem para 30 horas semanais, citando que há mais de 12 anos tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2295/2000, que estabelece jornada máxima de 30 horas por semana para enfermeiros, técnicos e auxiliares. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) da ONU (Organização das Nações Unidas), também recomenda esta jornada, argumentando que é o melhor para pacientes e trabalhadores da saúde do mundo inteiro.
Maiello informou que a moção foi encaminhada ao secretário de Saúde, Laerte Zucollo, para estudos. Disse também que vai pedir à Secretaria de Administração para avaliar o impacto financeiro dessa medida, mas defendeu a categoria. “Acho justa a reivindicação e acredito que há o interesse da Administração em atender ao pedido”, afirmou, sem citar prazo. Dr. José argumentou que Ribeirão Preto já aprovou essa lei e que Campinas também já está com esse projeto em andamento.
MAIS MÉDICOS
Ainda no encontro, Dr. José abordou com Maiello sobre seus pedidos para a contratação de pediatras para os prontos-socorros Dr. Edson Mano e Dr. Afonso Ramos e de colocação de médicos plantonistas nas unidades básicas de saúde do Jardim Europa, Jardim Vista Alegre, Cruzeiro do Sul e Mollon, estendendo seu funcionamento para 12h por dia, como forma de desafogar a demanda nos prontos-socorros. A abertura de farmácia no período noturno e nos finais de semana nos prontos-socorros, principalmente para dispensação de antibióticos via oral receitados pelos médicos plantonistas, também foi discutida na reunião. “Estamos analisando os pedidos com carinho e são boas ideias”, disse o secretário.
O vereador também cobrou a possibilidade de o município estudar aumento salarial para funcionários que atuam na limpeza e recepção, que reclamam dos baixos salários e não foram beneficiados na última reforma administrativa. “Tem que ser feito um estudo para corrigir discrepâncias e promover a justiça no que diz respeito ao pagamento de pessoal”, defendeu Maiello, alegando que a prefeitura está ouvindo reivindicações de diversos setores da Administração com o objetivo de promover nova reforma administrativa.
Questões relacionadas à possível redução de médicos plantonistas nos prontos-socorros aos finais de semana e plantões feitos na totalidade com médicos cooperados também foram discutidas na reunião pelos participantes.
Publicado em: 19 de fevereiro de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4