O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), recebeu resposta do secretário municipal de governo, Rodrigo Maiello, sobre a realização de exames de colonoscopia e uretrocistografia na rede municipal de saúde de Santa Bárbara d’Oeste. Segundo Maiello, 446 pacientes aguardam na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para passar por esses exames, sendo
49 para uretrocistografia e 397 para colonoscopia.
A prefeitura informou que existe certa dificuldade no agendamento das colonoscopias, mas o exame tem sido regulado com a oferta de vagas do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e o contrato com o prestador municipal. Já as uretrocistografias são exames que estão com a oferta reprimida na DRS (Diretoria Regional de Saúde). No entanto, a Secretaria de Saúde vem estudando medidas alternativas para regularizar a oferta.
Os critérios, segundo a Administração, para prioridade de atendimento dos pacientes são realizados pelo médico regulador. Maiello disse ainda que a Secretaria de Saúde já tem contrato com clínicas particulares para a realização desses exames, além das nove vagas no AME e uma vaga no Hospital Estadual de Sumaré.
“A uretrocistografia é um tipo de raio-x contrastado que examina a uretra e a bexiga durante seu enchimento e esvaziamento e permite o diagnóstico de anormalidades da uretra e da bexiga. A colonoscopia é muito importante para a detecção de cânceres de fase inicial e diagnóstico de tumor avançado e de doença inflamatória intestinal e outras patologias, além de avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, coleta de material para biópsias e procedimentos de retirada de pólipos, descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes”, comenta dr. José.
Publicado em: 08 de abril de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4