O vereador José Antonio Ferreira, Dr. José (PSDB), pede informações ao prefeito Denis Andia (PV), por meio de requerimento, sobre a execução do serviço de varrição de ruas e logradouros públicos na área urbana do Município.
O parlamentar considera que diariamente os mais diversos tipos de resíduos são lançados pela população em vias públicas, gerando assim os mais diversos problemas, que vão além do impacto visual negativo.
“Para manter a cidade limpa e evitar problemas como entupimento de bocas de loca, maior causador de enchentes; contaminação de corpos d´água; poluição de córregos e rios; e proliferação de ratos, baratas e outros animais transmissores de doenças é imprescindível que a Administração Municipal disponibilize serviços de varrição manual ou mecanizada”, afirma Dr. José.
O vereador ressalta que tem sido procurado por diversos munícipes questionando a falta de serviços de varrição em ruas de seus bairros. “O grau de educação sanitária da população ainda precisa de conscientização que mais importante do que limpar é não sujar”, diz o parlamentar.
No requerimento em questão, Dr. José pergunta como vêm sendo conduzidos atualmente pela Administração Municipal os serviços de varrição das vias públicas, que tipo de mudança houve na prestação desse serviço desde o início da atual Administração, quantos bairros são atendidos pelos serviços de varrição de ruas e quantas vezes por semana.
O vereador questiona, também, se os serviços de varrição são feitos por servidores do município ou contratados por empresa terceirizada e quantos “garis” e “margaridas” compõem o grupo de serviço. Caso se trate de empresa terceirizada, Dr. José quer saber qual é o valor do contrato, prazo, número de trabalhadores e número de bairros atendidos.
Por fim, o parlamentar indaga se faz parte do planejamento da Administração ampliar os serviços de varrição de ruas na cidade, quando e qual seria a região beneficiada e se a Administração Municipal tem intenção de realizar concurso público para contratação desses profissionais.