O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), nos termos do Decreto-Legislativo nº 11/2010, indica o nome de Antonia Leonardi Pereira para recebimento do Certificado de Vulto Emérito, em homenagem à sua relevante participação na construção da história barbarense na área religiosa como missionária, levando a palavra de Deus e principalmente o amor a crianças, jovens e idosos.
Nascida em Pedra Bela (SP), em 17 de maio de 1948, Antonia Leonardi casou-se com Anézio Gonçalves Pereira, com quem teve quatro filhas: Andréia, Luciana, Mariana e Ana Paula, esta falecida em 1983 aos três anos de idade. “Ela era uma mulher forte, determinada em se tornar missionária e estar a serviço do próximo. Missionária de Deus, fiel na oração e, acima de tudo, mulher de doação de forma discreta sem a necessidade de expor suas benfeitorias. Era uma mulher de poucas palavras, mas de muita atitude. Suas filhas relatam que aprenderam muito com a mãe testemunhando suas ações, pois sua forma de educá-las foi por meio de seu exemplo”, afirmou Dr. José.
Na biografia da homenageada, o vereador explica que, aos 36 anos, ela perdeu a filha Ana Paula em um acidente com o caminhão do marido, em frente de sua casa. Prestes a completar 37 anos, grávida de cinco meses e com duas crianças, uma de sete e outra de dez anos, ficou viúva. Seu marido Anézio morreu no dia 19 de fevereiro de 1984, no dia em que estava completando 38 anos de idade. Mesmo diante do luto, teve de levantar a cabeça, buscar forças com Deus e correr atrás do sustento da família. “Esteve sempre perto dos familiares e amigos ajudando no que precisassem, sendo que muitas vezes era ela quem mais precisava”, disse o vereador. Desde 1970, ela participava das ações na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Pertenceu ao grupo das Filhas de Maia, Irmandade do Santíssimo, Pastoral da Criança, Pastoral da Catequese, Grupo de canto nas celebrações litúrgicas, Cenáculo, Grupo Missionário, Pastoral do Idoso, ministra da comunhão de altar e ministra da comunhão aos doentes.
Como missionária da Congregação dos Estigmatinos visitou diversas cidades, entre elas, Itapeva, Vitória da Conquista (BA), Santo Antonio do Sul do Oeste (PR), Barretos, Praia Grande, bairros periféricos da cidade, levando a palavra de Deus e principalmente o amor. Na vida profissional, trabalhou em algumas empresas e, ao se aposentar, momento onde poderia descansar e curtir os netos com mais tempo e disposição, veio a descoberta de um câncer que se instalou no pulmão e a levou aos 65 anos, no dia 22 de outubro de 2013, depois de um ano e quatro meses de luta.