O vereador Danilo Godoy (PSDB) protocolou hoje (20) o Projeto de Lei nº 87/2010, que denomina área pública localizada entre as avenidas Pérola Byington e Tiradentes como “Praça das Artes Carlos Chiti”. Em anexo à proposta, a qual prevê que a Prefeitura fixará placas denominativas para identificação do local, o vereador apresenta uma pequena biografia do homenageado.
Nascido em Florença, na Itália, em 1914, Carlos Chiti perdeu o pai quando tinha apenas 15 meses, durante a 1ª Guerra Mundial. Enteado de Américo Emílio Romi, com quem sua mãe, Olímpia Gelli Romi, casou-se em 1920, Carlos chegou ao Brasil em 1927, onde reencontrou a família hospedada na Vila Americana. Em 1930, com apenas 16 anos de idade, junto com o padastro, deu início ao que mais tarde se tornariam as Indústrias Romi S.A. Na época, ele tomava conta da contabilidade e das finanças. Em 1956, a empresa lançava o primeiro carro de fabricação nacional, o Romi-Isetta. Carlos Chiti morreu em maio deste ano.
“Um homem de grande humildade, Carlos Chiti nunca se apoderou de qualquer feito da Romi, sempre tendo falado em nome de todos os colaboradores da empresa”, disse Danilo. O vereador ressaltou ainda que, após deixar a liderança da Romi, com um pouco mais de tempo livre, Carlos Chiti passou a se dedicar a escrever, uma de suas antigas paixões. “A família dele relata que esse empresário, tão importante para o desenvolvimento do município, sempre foi um amante das artes. Sempre ligado ao belo, ele foi um ávido leitor de obras antigas e modernas. Por sua ação no município e por seu amor pelas artes, tenho certeza absoluta que ele merece essa homenagem”, afirmou.
Publicado em: 20 de agosto de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4