O vereador Danilo Godoy (PSDB) cobrou, durante a 33ª Reunião Ordinária, a aplicação da Lei Municipal 3123/2009, sancionada pelo prefeito Mário Heins (PDT), a partir de projeto de sua autoria, aprovado por unanimidade na Câmara, no ano passado. Essa lei institui o Programa Municipal de Saúde do Homem, que deveria ser comemorado anualmente no dia 12 de setembro, com a realização de exames preventivos e ações de conscientização da população sobre os principais fatores de risco à saúde masculina. Neste ano, no entanto, a Administração Municipal não fez nenhuma menção ao tema.
“Esse projeto foi feito para conscientizar o homem, desde jovem, sobre a necessidade de ir ao médico, de deixar o machismo de lado e procurar tratamento. Em média, o homem vive seis anos menos do que a mulher porque não se cuida”, disse Danilo. Ele ressaltou que, como vereador, vai procurar parceiros que o auxiliem na realização de um evento voltado à conscientização da população masculina sobre a necessidade de exames preventivos. Antes de criticar a Administração Municipal publicamente pelo descumprimento da lei, o parlamentar afirmou ter entrado em contato com o secretário municipal de Saúde, Carlos Eli Ribeiro, que havia se comprometido a colocar esse projeto em prática.
“Não foi feito nada, nenhum tipo de intervenção, o que é lamentável. Infelizmente, a Prefeitura não tem conseguido suprir as necessidades da população nem em relação ao atendimento básico, imagine se vai tomar alguma medida para a prevenção”, disse. Ele destacou ainda que essa situação é preocupante, uma vez que o atual prefeito é médico e deveria ter conhecimento da importância de ações desse tipo, já realizadas em outros municípios do Estado.
Publicado em: 15 de setembro de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4