O vereador Danilo Godoy (PSDB) protocolou, na semana passada, a Moção 178/09, que manifesta aplauso à Fundação Romi pela inauguração do Centro de Documentação Histórica – CEDOC, promovida em 7 de dezembro. O parlamentar destaca que o CEDOC conta com o mais rico acervo histórico da cidade de Santa Bárbara d’Oeste, guardado pela instituição desde 1964, com documentos que datam desde 1890.
“A Fundação Romi mais uma vez não economizou ao investir na reforma e adequação do prédio que abrigará o CEDOC projetado com sete setores. O espaço de 1 mil metros quadrados, destinados à exposição permanente da história de Santa Bárbara d’Oeste, que é mostrada através de fotos, documentos, textos, vídeos e objetos, proporcionando ao visitante uma viagem no tempo pela historia de Santa Bárbara d’Oeste”, disse Danilo.
O parlamentar ressaltou ainda que o marco inicial do CEDOC é um anúncio intitulado “Historia da Cidade”, com publicação datada de 7 de junho de 1964, no extinto Jornal d’Oeste, no qual a fundação já expressava taxativamente o desejo de colecionar fotografias e documentos antigos das coisas da cidade. “Esse anúncio foi o marco inicial para que a Fundação passasse a colecionar jornais, fotos, filmes, vídeos e demais documentos que transformaram numa valiosa fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, escritores e pessoas interessadas na historia da cidade e também da região”, afirmou.
Devido ao rápido crescimento do acervo e à necessidade de mais espaço, a Fundação Romi, em 2005, decidiu facilitar ainda mais o acesso as informações ao público em geral criando o Projeto de Centro de Documentação Histórica.
Publicado em: 14 de dezembro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4