É de autoria do vereador Nivaldo Antonio Ciufri (PSDB) a moção que manifesta apelo ao Ministério da Defesa, a Infraero–Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária, ao Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual dos Transportes e ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, para que viabilizem o estudo de um projeto para a instalação de um aeroporto em Santa Bárbara d’Oeste.
Em sua propositura, o parlamentar considera que os municípios de Gavião Peixoto, Andradina, Araçatuba, Arandu, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Arealva, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Dracena, Franca, Itanhaém, Jundiaí, Lins, Marília, Ourinhos, Penápolis, Piracicaba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Manuel, Sorocaba, Tupã, Ubatuba, Votuporanga contam com um pequeno aeroporto, além da própria cidade de São Paulo que tem um aeroporto de pequeno porte, o Campo de Marte.
Nivaldo esclarece que o Aeroporto Campo de Marte está localizado na zona norte da capital, no bairro de Santana. Foi o primeiro terminal aeroportuário de São Paulo, sendo que hoje não conta mais com linhas comerciais regulares, mas é onde predomina o tráfego de helicópteros e aviões de pequeno porte, a denominada aviação geral.
A maior frota de helicópteros do Brasil está sediada no aeroporto e sua infra-estrutura permite que São Paulo abrigue a segunda maior do mundo desse tipo de aeronave, somente atrás de Nova Iorque, O aeroporto é sede do Aeroclube de São Paulo, a maior escola de aviação civil da América Latina e uma das mais antigas em funcionamento no Brasil.
Além das atividades aeroportuárias e da escola de aviação, o Campo de Marte abriga o Serviço Aerotático da Polícia Civil e o Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar, sem contar órgãos da Força Aérea Brasileira, como o IV Comando Aéreo Regional, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e o Hospital da Aeronáutica.
É um aeroporto compartilhado, com parte da área física sob administração do Comando da Aeronáutica e outra sob o controle da Infraero, ambos ligados ao Ministério da Defesa.
“Em nossa cidade poderia ser instalado futuramente um pequeno aeroporto para pousos e decolagens de helicópteros e pequenos aviões, já que inúmeras empresas de grande porte estão interessadas em vir para o nosso município, e com a vinda dessas empresas, para melhor locomoção dos executivos, seria interessante a instalação de um aeroporto”, pondera.
Ainda segundo o parlamentar, é preciso considerar que a área territorial de da cidade é de 270 Km², com espaço suficiente para instalação de um aeroporto.
Segundo Ciufri, a moção deverá ser encaminhada a Nelson Jobim, Ministro da Defesa; a Sergio Maurício Brito Gaudenzi, presidente Infraero; a José Serra, governador do Estado de São Paulo; a Mauro Arce, secretário Estadual dos Transportes e a Flávio Sganzerla, superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo para que viabilizem o estudo de um projeto para a instalação de um aeroporto na cidade.
Publicado em: 06 de fevereiro de 2008
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1