O vereador Celso Ávila (PV), por meio de requerimento protocolado nesta terça-feira (1), pede informações à Administração Municipal a respeito da Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste. No documento, o parlamentar destaca que esse órgão é responsável pelo plano de ação estratégica e pelo atendimento em casos de emergência, como em situações de fortes tempestades, o que geralmente ocorre no verão.
No pedido de informações, o parlamentar indaga se o número de quatro funcionários na Defesa Civil é suficiente para atender o Município. Ele também questiona se procede a informação de que alguns desses servidores, em vez de atuar na Defesa Civil, têm prestado serviços como a pintura de sinalização de solo e a troca de placas.
Celso Ávila pergunta, ainda, a respeito das ações desenvolvidas para evitar maiores danos em diferentes áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil. Ele aponta os bairros Jardim Conceição, Vila Sartori, Jardim Batagim, entre outros, como áreas de alagamentos. Também cita o Jardim Europa, mais especificamente a rua Croácia, onde existe risco de deslizamento. O vereador relata, ainda, o Assentamento Zumbi dos Palmares, onde há risco de inundação, desmoronamento de barracos, contaminação devido esgoto a céu aberto.
Por fim, o parlamentar indaga se o programa Municipal de educação e redução de riscos que estava sendo desenvolvido em parceria com a secretaria de Educação já está finalizado. Ele também questiona o curso de formação de agentes, perguntando quantos concluíram o curso e estão efetivamente atuando na Defesa Civil.