O vereador Celso Ávila (PV), protocolou, hoje (11), o Projeto de Lei nº 204/2013, que dispõe sobre o Dia Nacional de Combate e Conscientização do Câncer de Próstata no calendário oficial do município. De acordo com a propositura, essa data será instituída no dia 27 de novembro e o Poder Executivo garantirá a promoção de exames, seminários, palestras, workshops, teatro, e exposições de painéis alusivos ao combate e conscientização do câncer de próstata.
Na justificativa do projeto, Ávila afirma que dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que, em 2012, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. “O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos, mas a Sociedade Brasileira de Urologia vai aumentar para 50 anos a idade considerada mínima para que os homens procurem um médico especialista e façam exame de câncer de próstata para um diagnóstico precoce. A idade recomendada até então pelos urologistas era de 45 anos”, afirmou o vereador.
Ele ressalta, ainda, que de acordo com as novas recomendações, homens com histórico familiar de câncer, negros ou obesos deverão fazer exames para detecção a partir dos 45 anos, e não mais 40. Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. “Quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Por isso, é importante a realização de semanas de conscientização a respeito do tema”, disse.
Publicado em: 11 de novembro de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1