(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

CARECA ACOMPANHA DEMONSTRAÇÃO DE ULTRASSONOGRAFIA EM ÁRVORES


O vereador Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (PROS), acompanhou, nesta terça-feira (14), junto com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, a demonstração de uma empresa que realiza a ultrassonografia de árvores. O procedimento garante mais precisão na análise técnica das condições das espécies. A apresentação aconteceu na Chácara Wolf, sede da Secretaria.

O procedimento atesta o vigor e o equilíbrio da planta graças à tecnologia alemã que tem parceria com uma empresa barbarense. A previsão é que o serviço seja implantado ainda no primeiro semestre no município. Segundo o diretor de licenciamento e fiscalização da pasta, Cleber Canteiro, o equipamento funciona com sensores acoplados ao vegetal e ligados a um computador, que possui um programa de leitura. O equipamento envia as informações com a imagem à tela do computador, indicando se o vegetal apresenta algum dano.

“O software possibilita ter mais informações do interior da árvore, ou seja, o estado fitossanitário das árvores, se há doenças, se o tronco tem alguma parte oca e isso permite avaliar se ela está em risco de queda ou não. Esse serviço também ajuda o técnico quando é solicitado a extração”, informou. Para o vereador Careca, o uso da tecnologia vai aprimorar a análise dos técnicos quando da solicitação de extração das árvores. “Nós vereadores recebemos muitas demandas da população com relação à extração de árvores, acredito que esse procedimento moderno deva agilizar o atendimento desses pedidos e também evitar acidentes com queda de árvores, como ocorreu recentemente”, observou o parlamentar.
O diretor da Secretaria de Meio Ambiente enfatizou que o método será utilizado justamente porque contribui para a segurança da população. “Trata-se de uma inovação, pois é a primeira vez que a cidade contará com um serviço tecnológico que irá trazer mais condições de segurança para prevenir queda de árvores ou de galhos. É um trabalho que vai atender a população na medida em que ela pede a extração e a poda. Além disso, nós utilizaremos essa atividade para árvores existentes em praças e parques”, completou.
 


Publicado em: 15 de janeiro de 2014

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!