Como parte das comemorações do Outubro Rosa, campanha que visa a chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, a Câmara de Santa Bárbara d’Oeste promoveu, nesta quarta-feira (26), uma apresentação de Dança do Ventre, promovida pelas bailarinas Sibele Saliha e Daisy Gaia. A dupla visitou a sede do Legislativo a pedido do presidente da Câmara, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB).
“Fiquei sabendo que elas se apresentaram na Secretaria Municipal de Saúde e que ainda vão se apresentar na Rede Feminina de Combate ao Câncer, por isso fiz esse convite”, afirmou Juca. “Foi uma apresentação breve, de cerca de 10 minutos, mas conseguimos chamar a atenção das servidoras a respeito da necessidade do cuidado com a saúde”, afirmou Juca, agradecendo a disponibilidade das duas bailarinas, que se apresentaram gratuitamente na sede da Câmara Municipal.
A Dança do Ventre é uma dança de origem oriental, cujo surgimento exato em termos de localização histórica e geográfica ainda gera muitas discussões. A teoria mais aceita diz que essa dança surgiu no Antigo Egito, em rituais, cultos religiosos, nos quais as mulheres dançavam em reverência a deusas. “A Dança do Ventre pode servir para as praticantes como uma terapia, trazendo tanto benefícios físicos, quanto psicológicos, como o aumento da autoestima e o combate ao estresse”, afirmou Sibele.