A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste sediou, nesta quarta-feira (29), solenidade para a entrega do prêmio Destaques Culturais do Ano. A honraria foi instituída pela Resolução 09/2014, a partir da aprovação de projeto de autoria do então vereador Giovanni Bonfim (PDT). O prêmio é outorgado anualmente aos artistas ou instituições que se destacaram no exercício de suas atividades em Santa Bárbara d’Oeste, dividido em nove categorias: Artes Visuais, Patrimônio Histórico Material, Patrimônio Histórico Imaterial, Dança, Literatura e narrativa oral, Música, Teatro, Artes Digitais e Cultura Urbana.
A entrega dos prêmios foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR); pelo secretário municipal de Cultura, Eide Froner, e pelos parlamentares Celso Lucatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS), e Gustavo Bagnoli (DEM), além do ex-vereador Giovanni Bonfim, autor do projeto que instituiu a honraria, e do ex-vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca, representando o deputado estadual Chico Sardelli (PV).
O Prêmio Destaques Culturais do Ano tem por objetivo promover a produção cultural barbarense, facilitar a divulgação e a valorização do trabalho dos artistas de Santa Bárbara d’Oeste, destacar novos talentos e incentivar as manifestações culturais do município. As indicações dos nomes para o recebimento do prêmio são promovidas pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, o qual estabelece critérios próprios para a escolha dos premiados.
Nesta edição, foram homenageados os seguintes nomes na categoria Artes Visuais: Alberto Carreira, Elizabete Padovezi, Rosana Lopes, em nome da Estação Cultural, e Rosy Jesus Vaz. Na categoria Patrimônio Histórico Material foram premiados: Fundação Romi, representada pelo superintendente Vainer Penatti, e Fraternidade Descendência Americana, pelas mãos de Leopoldo Padoveze. Na categoria Patrimônio Histórico Imaterial, o prêmio foi entregue às seguintes instituições: Comtur (Conselho Municipal de Turismo), representado por Luís Oliveira, e Programa Rancho do Edgard (Fundação Romi/Rádio Brasil), representado por Thiane Mendieta, Francisco D’Elboux e Sueli Vidoti. Cléber Martim, do Restaurante Santo Antônio, Rodrigo Martignago, do Rancho da Linguiça, e Valmir Weissinger, do Rancho do Guitão, também receberam prêmio na categoria Patrimônio Imaterial pela preservação da tradição e da receita da linguiça do Santo Antônio do Sapezeiro.
Na categoria Dança foram entregues honrarias a Fernanda Araújo e a Anda Paula Tadei, do GrandPlié Studio de Dança. Também foram entregues prêmios na categoria Literatura e Narrativa Oral: à 4ª FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara d’Oeste e à Barraca do Livro Viajante, representadas por Amauri Gonçalves de Oliveira. Os escritores Lucy Lima, Marcelo Maluf e Sônia Barros não participaram da cerimônia e receberão essas honrarias em outra oportunidade.
Foram premiados também a CIA Xekmat, representada por Amauri de Oliveira, e o Grupo Di Atus, pelas mãos de Helton Carlos.
Na categoria Música foram homenageados: Hélio Cunha, Luna Maria, Orquestra Barbarense de Violas, representada por Eberson Ferraz, o Binho, e Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara, pelas mãos de Tenício José de Freitas.
Na categoria Artes Digitais, houve apenas uma indicação: Amanda Paschoal. Também foram entregues duas honrarias na categoria Cultura Urbana: 1ª Feira do Empreendedor da Economia Criativa do CEU das Artes, representada por Tarsila Rapassi, e Hip Hop Conscientiza.
Publicado em: 30 de março de 2017
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1