Para comemorar os 141 anos do Legislativo, a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d’Oeste realiza nesta sexta-feira (24), às 19h, no plenário Dr. Tancredo Neves, uma cerimônia festiva para lembrar a data de instalação da primeira Câmara Municipal, que ocorreu no dia 26 de setembro de 1869, após o município ter se tornado independente politicamente de Piracicaba.
Durante as comemorações, serão realizadas apresentações musicais do Coral Infanto-Juvenil da Fundação Romi, sob a regência do maestro Paulo Bellan, e da Corporação Musical União Barbarense, regida pelo maestro Benedito de Godoy Bueno, além de palestras com a professora Vera Lúcia Argente Prando e com o historiador Antonio Carlos Angolini, do Cedoc (Centro de Documentação Histórica) da Fundação Romi.
Ainda durante o evento, serão homenageados 12 ex-vereadores de legislaturas mais antigas. São eles: Isaías Hermínio Romano, Walter Landucci, Virgílio Pinto, Gilberto Colla, Nelson Sartori, Clóvis Haddad, Márcio Rangel, José Maria Crivellari, Lister Antonio Covolan, Luiz Egídio de Godoy, José Ribamar Marques de Moraes Rêgo e Wladimir Sartori. Também serão homenageados os parlamentares que atuam no Legislativo hoje.
Esta é a primeira vez que o Legislativo organiza evento para festejar o aniversário de instalação da primeira Câmara no município. No dia 26 de setembro de 1869, às 10h, foi realizada a sessão extraordinária pela Câmara da Constituição (Piracicaba) para a instalação da Câmara barbarense, mas os vereadores locais não compareceram à sessão. Após serem convidados a prestar juramento e tomar posse do cargo por dois vereadores piracicabanos nomeados pelo presidente da Câmara da Constituição, Eulálio da Costa Carvalho, naquele mesmo dia, ao meio-dia, na residência de Joaquim Benedito do Amaral, reuniram-se os vereadores da Constituição e os vereadores barbarenses para a sessão de posse dos sete primeiros parlamentares do município: Tenente Antônio Teodoro de Oliveira e Souza, Joaquim Benedito do Amaral, João Batista Lino, Cesário Cavalheiro Leite, José Ferraz de Campos, João Soares de Godoi e Joaquim Gonçalves de Oliveira Martins, sob a presidência do primeiro por ter recebido o maior número de votos.
“Queremos com esse evento resgatar a história da Câmara e, ao mesmo tempo, destacar sua importância ao longo desses anos para a vida política da cidade”, comentou o presidente Anízio Tavares da Silva (DEM), lembrando que a Câmara, em convênio celebrado com a Fundação Romi, vem digitalizando todas as atas antigas, manuscritas ou datilografadas, para que a população interessada possa ter acesso a essas informações por meio da internet. Todas as leis existentes no município também estão sendo digitalizadas e serão disponibilizadas no site da Câmara para consultas. “Nosso trabalho também visa preservar a história e memória deste Poder Legislativo e, para tanto, vamos criar o setor de Biblioteca e Arquivo com a contratação de um profissional da área por meio de concurso público”, afirmou o parlamentar.
Publicado em: 22 de setembro de 2010
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4