A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste poderá contribuir com a Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do Hospital Santa Bárbara, com recursos no valor de R$ 70 mil para aquisição de equipamentos para modernizar o berçário que encontra-se defasado e necessita de investimento para melhorar o atendimento neonatal aos recém-nascidos do município.
Hoje (30), o presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), após apelo feito pela diretoria da entidade, esteve visitando o berçário e foi recepcionado pelo médico neonatologista Tarceu Pinto que falou sobre os problemas enfrentados pelo setor e as necessidades de novos equipamentos para capacitar o berçário para atender melhor aos recém-nascidos. Segundo o médico, o estado do atual berçário é lastimável e não está devidamente capacitado para atender uma população de 200 mil habitantes. Em média, são realizados 110 partos por mês na Santa Casa com as mais diversas patologias e gravidades. “Não temos equipamento nenhum, os poucos que temos estão sucateados e é preciso reequipar o berçário com urgência, criando a UTI Infantil Neonatal”, comentou Tarceu.
O médico classificou a visita de Anízio como importante e oportuna para ajudar o HSB a resolver o problema. “Sem a ajuda do presidente (Anízio) vai ficar muito difícil, ele é a peça fundamental e, com certeza, vamos ter a cooperação necessária para equipar o berçário e dotá-lo de condições para dar continuidade ao tratamento dos bebês que vierem a nascer com alguma complicação mais séria, porque profissionais competentes nós temos. Faltam os equipamentos”, reclamou.
Durante a visita, Anízio constatou as dificuldades enfrentadas pelo berçário e prometeu ajudar a entidade. “Falta praticamente tudo. Tem pouca coisa e esse aqui (berçário) é um lugar para salvar vidas e a preocupação do Dr. Tarceu é muito importante”, disse o presidente após conhecer a estrutura do berçário.
O parlamentar informou que irá marcar uma reunião com o prefeito Mário Heins (PDT) e propor que o município libere recursos no valor de R$ 70 mil da sobra do duodécimo que o Legislativo irá devolver à prefeitura neste final de ano, para que o HSB adquira os equipamentos necessários. “Espero que o prefeito entenda a situação por que passa o hospital e libere o dinheiro para dar mais estrutura ao berçário”, afirmou Anízio.
Com os recursos a serem repassados pela Câmara e havendo concordância do Executivo, serão adquiridos duas incubadoras, um ventilador nasal, seis circuitos nasal, quatro kits nasal infantil, quatro berços aquecidos, dois aparelhos de fototerapia, um bilispot com lâmpada halógena, uma fitoterapia refletiva, três oxímetros, um monitor cardíaco, duas oxitendas neonatal, duas oxitendas pediátricas, seis capacetes (pequeno, médio e grande), um jogo de máscaras redondas de silicone, um blender com fluxômetro, uma mangueira com conexão dupla de entrada de gás e um “T de Ayre” com válvula.
Publicado em: 30 de novembro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4