A questão da demora para emissão da carteira de identidade, que tem gerado reclamações da população, foi o assunto tratado em reunião hoje (11) entre o presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Anízio Tavares da Silva (DEM), e o delegado titular do município, João Sérgio Marques Batista.
No encontro, o delegado explicou ao vereador como funciona o sistema de emissão de documentos do Posto de Identificação da Polícia Civil e o trâmite burocrático da documentação. Segundo ele, as pessoas que necessitam do RG fazem a solicitação do documento no posto local, que encaminha o pedido para Americana para digitalização dos dados e cadastramento e, depois, o processo é enviado para Piracicaba para emissão. Em alguns casos, principalmente relacionados à segunda via, os documentos precisam ser encaminhados até São Paulo.
Para o delegado João Sérgio, este trânsito burocrático é o responsável pelo atraso na finalização e entrega dos documentos aos interessados. Ele afirma que a descentralização do serviço, dotando o posto de identificação das delegacias seccionais, por exemplo, com equipamentos e funcionários para receber, cadastrar e emitir a documentação dos municípios das microrregiões, seria uma das soluções para abreviar o tempo de espera de quem precisa de um documento de identidade.
Após tomar conhecimento do problema e como a sistemática atual não permite diminuir os prazos, Anízio Tavares informou que pretende agendar uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, em São Paulo, para levar ao conhecimento dele o problema enfrentado pelo município e discutir o que poderá ser feito para melhorar esse atendimento à população barbarense. “Muitas pessoas estão sendo prejudicadas hoje quando precisam do documento de identidade e é inadmissível que, em pleno século 21, com toda a tecnologia disponível, o povo tem que aguardar de quatro a cinco meses para ter um documento e vamos lutar para resolver essa situação”, criticou o democrata.
FUNCIONÁRIOS
O presidente Anízio Tavares também disse que irá solicitar junto ao secretário de Segurança Pública o aumento do efetivo da Polícia Civil na cidade, principalmente para os cargos de escrivão e investigador, onde a carência é bastante acentuada. “Hoje, a Polícia Civil de nossa cidade atua com efetivo muito aquém das necessidades para atender uma população de cerca de 200 mil habitantes”, reclamou.
O parlamentar disse que irá oficiar, nos próximos dias, ao delegado Seccional de Americana, João José Dutra, para saber quantos funcionários atuam na Polícia Civil do município e qual é a lotação necessária para uma cidade do porte de Santa Bárbara. Com essas informações, Anízio irá solicitar ao secretário de Segurança Pública a destinação de mais funcionários para a cidade.
Publicado em: 11 de setembro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4