(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

ANÍZIO SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA TRATAR SOBRE REIVINDICAÇÃO DE MONITORAS


     O presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), esteve reunido hoje (28) com o secretário municipal de Educação, Herb Carlini, na Secretaria de Educação, para tratar sobre a reivindicação das monitoras de creches do município que pedem a redução da jornada de trabalho de oito para seis horas diárias. Na semana passada, um grupo de 30 trabalhadoras esteve na Câmara solicitando apoio do parlamentar no encaminhamento da discussão desse assunto junto ao Executivo.

     No encontro com Anízio, o secretário explicou que esta é uma antiga reivindicação da categoria, mas que em parte já foi atendida pelo município. Segundo Herb, antes as monitoras de creches trabalhavam 40 horas com as crianças e hoje trabalham 30 horas. As outras dez horas semanais são reservadas para a realização de outras atividades como reuniões e planejamento pedagógico nas unidades educacionais.

     As funcionárias municipais pleiteiam a redução de jornada para 34 horas semanais, sendo 6 horas diárias de trabalho com as crianças e outras quatro horas para desenvolvimento de atividades complementares divididas em um ou dois dias da semana.

     Embora afirme que essa mudança não traria nenhum prejuízo ao atendimento das crianças e não implicaria em novas contratações de servidoras, uma vez que as monitoras já trabalham seis horas com as crianças, Herb adiantou que o prefeito Mário Heins (PDT) vê com certa relutância essa questão porque poderia abrir-se precedente para outras categorias de servidores solicitarem o mesmo benefício. “Elas (monitoras) têm o direito de reivindicar, mas até agora o prefeito não acenou com esta possibilidade porque o problema é abrir precedente”, disse o secretário.

     Herb informou que as monitoras integram o quadro da educação desde o ano passado, recebendo capacitação contínua em serviço e já tiveram a redução da jornada com as crianças. “Gradativamente, elas estão conquistando benefícios”, explicou. Atualmente, a rede municipal conta com 17 creches e mais de 300 monitoras que atendem 2,1 mil alunos.

     Após conversar com o secretário de Educação, Anízio disse que vai levar o caso ao prefeito Mário Heins para pedir a possibilidade de a prefeitura atender a reivindicação das monitoras de creches. “Nessa conversa que mantive com o secretário Herb ficou confirmado o que informou o grupo de 30 monitoras que esteve no meu gabinete, ou seja, a redução da jornada de trabalho não vai prejudicar em nada o atendimento às crianças, nem onerar os cofres públicos”, destacou o presidente da Câmara. “Após as seis horas de trabalho com as crianças, as monitoras ficam sem serviço e a maioria são mães de família e têm outros compromissos e o município poderia liberá-las. Seria um ganho para elas”, concluiu Anízio.


 


 


Publicado em: 28 de junho de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!