O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Anízio Tavares da Silva (DEM), participou, na sexta-feira (11), de reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O encontro foi realizado na sede do Legislativo, em Vinhedo, com o objetivo de debater o transporte na região, principalmente ações relativas ao corredor metropolitano e à praça de pedágio instalada em Monte Mor.
Durante a reunião de sexta-feira foi anunciada a realização do FORTRANS 2010 – Fórum Especial Sobre Transporte e Mobilidade Urbana, em fevereiro do próximo ano. Promovido pelo Parlamento Metropolitano da RMC, o evento vai reunir vereadores de toda região, além de autoridades e especialistas na área, para discutir todas as questões relativas ao transporte na RMC até 2020, incluindo as principais alterações previstas com a chegada do Trem de Alta Velocidade (TAV) e a ampliação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Em relação aos problemas atuais, os vereadores destacaram a demora na ampliação do corredor metropolitano de ônibus urbano, cujas obras estão emperradas em Sumaré e Hortolândia. O presidente Anízio destacou a necessidade da ampliação dessa linha até Santa Bárbara d’Oeste, para beneficiar os moradores do município que trabalham ou estudam em outras cidades da região.
Com a presença do presidente da Câmara de Monte Mor, Rogério Maluf, também entrou na pauta de discussão a cobrança do pedágio, instalado dentro dos limites do município, no quilômetro 29,7 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101). Segundo o vereador, muitos munícipes são obrigados a pagar para transitar dentro do município, quando se dirigem da área central para propriedades rurais ou para chegar em algumas empresas. O valor atual, nos dois sentidos, é de R$ 4,00 para veículos de passeio e R$ 2,00 para motocicletas.
Os demais presidentes presentes na reunião concordaram em apresentar uma moção de repúdio à área onde foi instalada a praça de pedágio. De acordo com o presidente do Parlamento Metropolitano, George Julien Burlandy, os vereadores não são contra a cobrança, mas eles acreditam que antes de instalar a praça de pedágio, a concessionária responsável pela via deveria ter realizado todas as melhorias previstas. Ele também sugere a mudança dessa praça de pedágio para uma área que seja na divisa do município.
Publicado em: 14 de dezembro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4