(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Memória de Mário Giacomelo é homenageada com Certificado de Vulto Emérito


Por indicação do vereador Gustavo Bagnoli (PL), a Mesa Diretora da Câmara concede o Certificado de Vulto Emérito ao comerciante Mário Giacomelo. Criado por meio do Decreto-legislativo 11/2010, esse certificado homenageia a memória de pessoas que tiveram relevante participação na história barbarense. Junto à propositura, Bagnoli apresenta breve biografia do homenageado.

 

Natural de Rio das Pedras, Giacomelo nasceu no dia 06 de setembro de 1922, filho de José Giacomello, imigrante italiano, e Luiza Rozinelli, de família barbarense. Em 1944, casou-se com Maria Delbem, com quem teve duas filhas: Leonilde e Ilda. Em 1949, a família foi para Americana, onde ele trabalhou como pedreiro na construção da igreja Dom Bosco.

 

Giacomelo ficou viúvo em 1950 e decidiu se mudar para Santa Bárbara d’Oeste com seus pais. Com duas filhas pequenas, ele iniciou suas atividades na Tinturaria Bignotto, onde trabalhou por muitos anos até que adoeceu. Com a ajuda dos pais, ganhou um carrinho com um cavalo e vendia bananas que plantava na chácara onde a família vivia. Com o tempo, passou a plantar mais frutas, verduras e legumes com a ajuda de suas filhas ainda pequenas e guerreiras.

 

Em 1952, casou-se com Leonor Bragante, com quem teve sete filhos: Maria de Lurdes, Lídia, Sônia de Fátima, José Roberto, Regina, Rosângela e Márcia. Com todo esforço para criar os filhos, Giacomelo foi pioneiro em entrega domiciliar de pães e verduras na cidade. Por ter sido comerciante por muitos anos, tornou-se querido e conhecido como “sr. Mário da Quitanda”.

 

A sua vida foi exemplo aos filhos de ser humano honesto, cristão e trabalhador. Não negava o alimento quando sabia que a família não tinha condições de pagar. No dia 20 de fevereiro de 1985, com 61, Giacomelo falece, deixando uma família muito amada e unida.


Publicado em: 20 de julho de 2020

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara