(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Câmara debate ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Com o objetivo de efetuar diferentes ações no Município durante a Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Câmara barbarense promoveu, hoje (14) pela manhã, a primeira reunião entre vereadores, representantes do Conselho Tutelar, do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além do presidente da Câmara, vereador Felipe Sanches (PSC), também participaram do encontro os vereadores Carlos Fontes (PSD), Germina Dottori (PV) e Paulo Monaro (SD), integrantes da Comissão Permanente de Diretos Humanos, Cidadania, Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude.

Na reunião desta manhã, os participantes definiram pela realização desses eventos na semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O grupo presente hoje na sede do Legislativo concordou em promover novos encontros, convocando representantes das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e de Promoção Social, para organizar essas atividades de mobilização da sociedade barbarense, com foco na prevenção e na proteção de crianças e adolescentes. Além da divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, os eventos dessa Semana de Combate também devem contribuir para que a população consiga identificar esses casos suspeitos, além de incentivar os munícipes a registrarem suas denúncias junto ao Conselho Tutelar do Município.

Dados do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no serviço. A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.


Publicado em: 14 de fevereiro de 2020

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara