Projeto obriga UBSs a prestarem orientações de primeiros socorros durante pré-natal

Publicado em: 15 de março de 2019

O vereador Marcos Rosado (PR) protocolou, hoje (15), o Projeto de Lei 23/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de orientações para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de recém-nascidos. Segundo a propositura, essas orientações deverão ser ministradas por profissionais especializados durante o pré-natal nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Município.

 

De acordo com o projeto, as orientações, bem como o treinamento, serão ministrados durante o pré-natal, por enfermeiros ou profissionais indicados pela Unidade Básica de Saúde. Essas orientações serão reforçadas aos pais, mães ou responsáveis legais do recém-nascido, na primeira consulta de puericultura, ocasião em que também serão oferecidas outras informações como dicas de amamentação e a verificação do peso. Ainda de acordo com o projeto, as UBSs deverão informar os pais, mães ou responsáveis sobre a existência e disponibilidade do treinamento, durante o acompanhamento pré-natal. Essas orientações poderão ser promovidas de maneira individual ou em grupos.

 

Na exposição de motivos do projeto, Marcos Rosado afirma que o objetivo desse propositura é capacitar pais, mães ou responsáveis para os primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de bebês. “Especialistas em pediatria dizem que a ocorrência de engasgamento com liquido, leite materno ou mesmo saliva em bebês com menos de um ano de idade são acontecimentos comuns e que podem até ocasionar a morte do recém-nascido, algo que poderia ser evitado, caso os responsáveis pela criança conheçam técnicas simples e cuidados básicos de prevenção”, afirmou.

 

O vereador também destaca que é importante que as UBSs orientem e capacitem minimamente os responsáveis por crianças recém-nascidas, principalmente os “pais e mães de primeira viagem”, na prevenção desses riscos envolvendo a alimentação, refluxo e asfixia dos bebês.


Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email