Projeto institui o Mês da Saúde Oftalmológica nas escolas de ensino fundamental

Publicado em: 22 de janeiro de 2019

O vereador Edivaldo Silva Meira, o Batoré (SD), protocolou o Projeto de Lei nº 05/2019, que institui o Mês da Saúde Oftalmológica nas escolas de ensino fundamental de Santa Bárbara d’Oeste, a realizar-se anualmente no mês de abril.

 

O objetivo é desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde oftalmológica dos alunos, por meio da divulgação de informações sobre saúde oftalmológica, da realização de avaliação oftalmológica, com diagnóstico médico, e eventual encaminhamento para tratamento e prevenção necessários.

 

Na Exposição de Motivos, Batoré afirma que problemas de visão muitas vezes são confundidos com problemas neurológicos ou deficiência de atenção, levando as crianças a tratamentos inadequados, muitas vezes com químicos pesados e agressivos. O vereador menciona dado da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o qual 80% de todos os casos de cegueira podem ser prevenidos ou tratados.

 

“De acordo com o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão e a OMS informa que uma criança fica cega a cada minuto no mundo. São números alarmantes, por isso o acompanhamento de um profissional nas escolas, pelo menos uma vez ao ano, é de extrema importância, podendo assim identificar alterações no desenvolvimento esperado da visão para cada idade e doenças que prejudicam o avanço escolar de nossos alunos”, defende o parlamentar.


Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565

Cadastre-se e receba notícias em seu email