Vereador concede título de cidadão barbarense e medalha Zumbi dos Palmares

Publicado em: 16 de abril de 2018

O vereador Celso Ávila (PV) protocolou o Projeto de Decreto-Legislativo nº 07/2018, que dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de Cidadão Barbarense ao ex-jogador de futebol profissional Wagner Pires de Almeida.

 

O homenageado baiano parou de jogar em 2009 no time do Sertãozinho e, no mesmo ano, passou a trabalhar ensinando crianças a correrem atrás do sonho de ser jogador de futebol. Começou o projeto na escolinha de futebol Carioca Futebol Society e, hoje, está na Vila do Sol. Almeida vive há 12 anos em Santa Bárbara d´Oeste.

 

Ele já passou pelos seguintes times: XV de Novembro (Piracicaba); União São João; Mirassol; Botafogo-SP; Santo André; São Caetano; Cerezo Osaka; São Caetano; Guarani; Atlético Mineiro; Figueirense;  Pogon  (Polônia); Adap Galo Maringá; Uberlândia; Comercial-MS; e  América-RN.

 

Medalha – O vereador Celso Ávila também é autor da proposição que outorga a Medalha Zumbi do Palmares à Damiana Helena de Souza, por sua atuação na luta pelo combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira.

 

Damiana é mineira e chegou a Santa Bárbara d’Oeste aos 19 anos de idade. Trabalhou em várias empresas, comércio, casas de famílias, foi cuidadora de idosos por oito anos, cobradora de ônibus, confeiteira e, aos 44 anos, cursa pedagogia.

                             

Inquieta com as questões sociais e determinada a se empoderar através dos estudos, foi convidada para participar do Coletivo das Mulheres Negras de Santa Bárbara d’Oeste, um braço da Associação Cultural e Beneficente Carolina Maria de Jesus, da qual é vice – presidente.

 

“Não quero mais ver meu filho ser abordado por policiais, mesmo estando com uniforme de escola e dizendo que é estudante, principalmente quando passa por bairros de classe alta próximos de onde moramos, só porque tem a pele negra”, defende Damiana.

 


Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565

Cadastre-se e receba notícias em seu email