Em resposta ao requerimento feito pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), sobre o número de médicos psiquiatras que atendem a população na rede pública municipal, a Prefeitura informou que, atualmente, quatro especialistas prestam serviços à Secretaria Municipal de Saúde.
A Administração Municipal informou que realizou concurso público no mês de abril, visando à contratação de psiquiatras a fim de complementar o quadro de pessoal e quatro profissionais foram aprovados. O processo seletivo está em fase de homologação, o que poderá resultar em novas contratações em breve, sem especificar data.
A Prefeitura ressaltou que, mesmo com o déficit de psiquiatras na rede municipal, o período de espera de consultas é entre dois e três meses de espera, e casos considerados graves são atendidos até imediatamente.
O vereador vem acompanhando a falta de especialistas na cidade e muitos casos são entregues ainda médicos generalistas para dar continuidade ao tratamento e muitos pacientes reclamam sobre a demora em conseguir uma consulta com médico psiquiatra. “Seria importante que a Prefeitura contratasse os aprovados no concurso o mais rápido possível, e assim diminuiria a demanda por este especialista agilizando as consultas”, disse o Dr. José.