O presidente da Câmara barbarense, o vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), acompanhou, na manhã de hoje (26), visita do secretário municipal de Cultura, Eide Froner, e de integrantes do Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d'Oeste) à vila rural localizada em área da Fazenda São Luiz, perto da divisa do Município com Capivari. O objetivo da ida ao bairro era fazer um levantamento dos antigos prédios existentes nessa localidade e verificar seu valor histórico e cultural para o Município.
“Apesar de ser uma área privada, estudamos a possibilidade de preservar essas casas, que possuem valor histórico, cultural, arquitetônico e também afetivo para a população”, afirmou Eide Froner, em conversa com moradores daquela localidade, prometendo encaminhar essa solicitação ao Departamento Jurídico da Prefeitura ainda hoje. Caso o processo de tombamento desses imóveis seja iniciado, o proprietário das casas será notificado e não poderá efetuar qualquer alteração naqueles prédios sem autorização do conselho.
“Muitos dos trabalhadores que vivem nessa região foram demitidos recentemente e notificados para deixarem suas residências até julho. O Codepasbo teme que, com a saída dos antigos moradores, essas casas sejam demolidas”, explicou Juca, ressaltando, no entanto, que o processo de tombamento dos imóveis não significa que a empresa proprietária da área será obrigada a manter essas famílias no local. “É uma situação triste, muito delicada para esses trabalhadores, que vivem há décadas nessa região. Esperamos que, com o tombamento, as famílias sejam autorizadas a permanecer em suas casas”, concluiu.