O vereador Antonio Pereira (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (8), com o diretor-superintendente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovesan, para discutir providências quanto ao descarte de esgoto nos bairros Jardim Europa e Augusto Cavalheiro. Pereira é autor de requerimentos sobre o assunto.
Um dos descartes de esgoto foi identificado por Pereira na rua Inglaterra, em frente ao nº 964. Em resposta a um requerimento de sua autoria, dada em junho de 2014, o DAE informou que há necessidade de executar uma rede coletora de esgoto desde o início do bairro até o interceptor do córrego Barrocão, que posteriormente será enviado até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). À época, o DAE informou que o projeto estava pronto e sendo viabilizado o licenciamento ambiental.
O outro requerimento questionou o descarte de resíduos no Córrego Pacheco, na rua José João Sans, nas proximidades com o nº 236, no Jardim Augusto Cavalheiro. Em agosto de 2013, em resposta ao questionamento, a Administração Municipal se propôs a averiguar a situação e investigar os responsáveis.
Hoje, Pereira questionou as ações desenvolvidas pelo DAE para coibir a prática. “O diretor superintendente nos informou de que a autarquia está tomando as medidas necessárias para conter os descartes e proteger os cursos d’água existentes em nosso município”, declarou o vereador.
Pereira ainda sugeriu um projeto de lei de autoria do Executivo para que a substituição de hidrômetros não seja cobrada caso o proprietário do imóvel o instale em local de fácil acesso para os leituristas. Outra sugestão do parlamentar foi de que deixe de ser cobrada a taxa de esgoto de hortas, por exemplo, já que a água utilizada para a rega não vai parar na rede de esgoto.