O vereador Ducimar de Jesus Cardoso, o Kadu Garçom (PR), acompanhado do diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan, visitou uma nascente de água do bairro Santa Inês, para a qual ele solicitou proteção da Administração Municipal. Segundo Piovezan, o DAE já solicitou a intervenção dessa área para a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Ainda na visita ao local, Piovezan explicou ao vereador que será feita a limpeza daquela área e que serão instaladas placas de orientação à população ao redor da nascente. “A água é limpa, mas imprópria para o consumo”, afirmou.
No mês passado, preocupado com as nascentes do Município, Kadu já havia apresentado dois requerimentos de informações à Administração Municipal. Em resposta ao parlamentar, o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, afirmou que existem 798 nascentes identificadas em Santa Bárbara d’Oeste, mas que não há verificação periódica para analisar as condições de cada uma delas, uma vez que a maioria dessas nascentes ficam em áreas particulares, o que dificulta as visitas frequentes.
No entanto, Maiello também afirmou que a Secretaria de Meio Ambiente tem desenvolvido ações de cadastramento de produtores rurais, questionando esses produtores também a respeito da presença de corpos hídricos em suas propriedades. Em relação aos questionamentos do parlamentar a respeito da Mina do Valdo, que seria soterrada para a construção de um prédio residencial, o secretário de Governo, com base em informações da Secretaria de Meio Ambiente, explica que não se trata de uma nascente e que o soterramento dessa poça não implica em danos ambientais.