Os vereadores Antonio Pereira (PT), Antonio Carlos de Souza, o Antonio da Loja (PMN), Celso Ávila (PV), Felipe Sanches (PSC) e José Antonio Ferreira, e Dr. José (PSDB), acompanhados do padre Cláudio César de Carvalho, coordenador da pastoral, acompanharam, ontem (16), o lançamento do PSF (Programa Saúde da Família) no município. A partir do lançamento, as unidades “Dr. Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul, “Dr. Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon, “Amália Salvador Dal Bello”, no São Fernando, e “Dr. Jéber Juabre” (Centro de Saúde), na Vila Linópolis, recebem as equipes que atuam em ações de promoção de saúde, prevenção e reabilitação dos pacientes com doenças e agravos mais frequentes, além da manutenção da saúde desta comunidade. O PSF é uma estratégia de assistência da atenção básica à saúde, formada por equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O lançamento ocorreu com Aula Magna no Teatro Municipal Manoel Lyra, reunindo representantes da Administração Municipal, autoridades locais, técnicos da pasta, além de articuladores do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Os médicos intercambistas do Programa Mais Médicos do Governo Federal irão fazer parte das equipes, além dos novos médicos generalistas.
Durante o evento, o prefeito Denis Andia (PV) ressaltou que a implantação é mais um passo visando à qualidade da Saúde na cidade. “As ações do PSF vêm sendo sonhadas desde 1994, ou seja, há 20 anos, e por diversos motivos nunca se chegou a fazer essa implantação na cidade. Hoje estamos celebrando essa conquista. Estou feliz em colaborar para esse novo passo em acolhimento ao cidadão”, comentou o prefeito. “São quatro unidades que passam a atender com as equipes, além das visitações nas casas. É um investimento na área de Atenção Básica que visa cuidar primeiramente da saúde das pessoas e não da doença. Quero agradecer todo empenho da equipe da Administração Municipal, em especial técnicos da Secretaria da Saúde”, complementou.
Ao todo serão 84 profissionais envolvidos, divididos em sete equipes, sendo um médico generalista (capacitado para atender crianças, homens, mulheres, gestantes e idosos), um enfermeiro, um dentista, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde. Cada equipe de Saúde da Família é responsável por aproximadamente mil famílias, dentro de uma área delimitada geograficamente. “Esse é um dia importante na história da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste. O foco desse Programa é a prevenção, trabalho multidisciplinar e a manutenção da saúde da população. Com esse programa, o usuário pode perceber que ele deve se cuidar não somente quando está doente, mas em todas as fases da vida”, comentou o secretário de Saúde, Dr. Dreison Iatarola.
Como parte da programação, o evento contou com a palestra “Linha do Tempo da Saúde - SUS - Estratégia Saúde da Família - Programas do Ministério”, com o articulador da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Érico Vasconcelos, além das palestras com consultora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Publicas (Nepp) da Unicamp, Maria José Comparini Nogueira de Sá, ministrará palestra sobre “O papel da Atenção Básica no Cuidado à Saúde”, e o tema “Regionalização” explanado pela articuladora regional da Secretaria de Estado de Saúde, Marlene Rizzoli, para posterior debate entre os presentes.