Notícias

Notícias da Câmara

Dr. José homenageia o ortopedista Plínio Zabeu com título de Cidadão Barbarense

O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), protocolou, hoje (14), um projeto de decreto-legislativo, que dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de “Cidadão Barbarense” ao Dr. Plínio Zabeu. Em anexo à propositura, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado.
 
Nascido em São Manuel (SP), em 1933, cresceu numa família com mais oito irmãos, em um ambiente muito humilde. Passou a infância e a adolescência em Getulina, onde o pai era dono de um pequeno armazém de alimentos. Plínio se destacava nos estudos, porém Getulina só oferecia, na época, o grupo escolar, equivalente aos quatro primeiros anos do ensino fundamental de hoje. Por volta dos 11 anos teve de parar de estudar, por falta de opção. Trabalhou com seu pai e seus irmãos, carregando caminhão, limpando o chão do armazém. Conseguiu um serviço em escritório de contabilidade onde aprendeu datilografia e noções de cálculo.
 
“Felizmente, após quase cinco anos de espera, a cidade abriu seu primeiro ginásio, o que lhe permitiu completar sua formação escolar básica, ainda que com alguns anos de atraso em relação à sua idade”, afirmou Dr. José. Sem dinheiro, houve necessidade de uma bolsa de estudos da Prefeitura para que ele pudesse ir à capital, para fazer o científico (o antigo ensino médio). Esta bolsa veio pelo seu desempenho escolar no ginásio, onde foi sempre o que mais se destacou. Estudou por três anos e prestou um único vestibular, em sua única oportunidade, para realizar seu sonho de ser médico. E conseguiu passar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
 
“Fez com muita dedicação seus seis anos de graduação em medicina, formando-se em 1962, sustentando-se com trabalhos avulsos no pouco tempo que lhe sobrava. E, após sua colação de grau, entrou na então recentemente criada residência médica em Ortopedia e Traumatologia, na mesma instituição, onde fez os dois anos exigidos e um terceiro ano opcional”, explicou o vereador na biografia do homenageado.
 
Em 1960, durante a faculdade, conheceu Claudette, com quem é casado há 53 anos. É pai de Cristina (1963), José Luís (1965), Luciana (1968) e Rosana (1972). Em 1965, um amigo pediatra o convidou para conhecer Americana, onde atuou por vários meses, vindo de São Paulo, atuando inicialmente como médico geral em plantões e cada vez mais como ortopedista. A cidade já dispunha de três ou quatro médicos na especialidade, mas havia espaço de sobra para seu crescimento profissional. Acabou se mudando para o município em 1966.
 
Naquela época, Santa Bárbara d'Oeste ainda não contava com um ortopedista. O Hospital Santa Bárbara (HSB) havia sido construído pouco tempo antes, mas faltavam muitos equipamentos e estrutura para cirurgias de maior porte. Dr. Plínio começou atendendo casos de ortopedia no pronto-socorro, a maioria ligada a traumatismos e dores de todo tipo. Fez as primeiras cirurgias para correção de fraturas no HSB, o primeiro fêmur, a primeira drenagem de osteomielite. Sua formação geral em clínica e em reumatologia também lhe permitiu medicar, dentro do que se conhecia na época, pacientes com dores crônicas relacionadas a reumatismos e desgastes. Sua dedicação à cidade e ao HSB foi se tornando cada vez maior, já que, por ser o primeiro e único ortopedista na época, estava de plantão 24 horas por dia, todos os dias do ano.
 




Publicado em: 14/07/2014 17:12:28

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684