O vereador Ducimar de Jesus Cardoso, o Kadu Garçom (PR), recebeu, nesta semana, resposta ao Requerimento 135/2014, por meio do qual pede informações à Administração Municipal a respeito da falta de aparelhos auditivos para munícipes que possuem problemas de audição. No questionamento, o vereador afirmava ter sido procurado por munícipes que aguardam numa fila de espera pela aquisição desse tipo de equipamento.
Em resposta encaminhada ao parlamentar, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, explica que o procedimento para a aquisição de aparelho auditivo é o usuário procurar a fonoaudióloga ou assistente social da UBS mais próxima de sua residência e realizar o pedido de audiometria, o qual constata a perda auditiva. Ainda na resposta, conforme informações da Coordenadoria de Fonoaudiologia do Município, há cerca de 500 pacientes na fila de espera, demanda surgida em 2012, quando não foi mais possível encaminhar esses munícipes ao Serviço de Atendimento e Reabilitação Auditiva (SARA), localizado em Cafelândia.
Desde 2012, seguindo orientação do Departamento Regional de Saúde (DRS VII), todos os usuários dos 44 municípios sob sua responsabilidade são encaminhados à Unicamp, que efetua a entrega de apenas dois aparelhos por mês. “Houve atraso na entrega desses aparelhos nos meses de dezembro e janeiro, mas no mês passado os atendimentos foram normalizados”, disse.
Publicado em: 07/03/2014 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal