Notícias

Notícias da Câmara

JUCA QUESTIONA PREFEITURA SOBRE PROJETO DE NOVA REPRESA PARA O MUNICÍPIO

O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), por meio de requerimento de informações protocolado na Câmara, questiona a Prefeitura acerca de estudos desenvolvidos na administração anterior sobre a construção de uma nova represa para o município. O parlamentar cita discurso feito por João Giovanetti, ex-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), durante anúncio sobre a seleção de projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), quando citou o processo de licenciamento ambiental para a construção dessa nova represa.

“Essa nova represa, que teria capacidade para 500 milhões de litros de água, ocuparia uma área de 153 mil m². com uma barragem de 265 metros de comprimento que seria construída na bacia do córrego Araçariguama, que batizaria o novo empreendimento, projeto da autarquia visando assegurar o abastecimento e garantir água para a cidade pelos próximos 50 anos”, disse Juca. O parlamentar relata, ainda, ter recebido informações de que a autarquia fez o pedido de outorga em março de 2009 e um mês após, o DAEE (Departamento Estadual de Água e Energia Elétrica), solicitou estudos como os cálculos hidrológicos e de vida útil, além dos documentos de posse dos 153 mil m² de área que seriam alagados. A documentação não foi enviada a tempo, por esse motivo a autorização teria sido negada.

No pedido de informações, Juca questiona se os documentos solicitados ainda em 2009 para a autorização da obra não foram encaminhados no prazo e quais foram os valores gastos pelo DAE do início ao fim dos estudos sobre a construção da quarta represa no município. O parlamentar, indaga, também, se naquela ocasião, quando o DAE desenvolveu os estudos citados, a autarquia possuía recursos em caixa para o início das obras. Outro questionamento do vereador é se o trabalho desenvolvido naquela época ainda tem validade e se o assunto ainda é tratado como não prioridade. Além disso, ele questiona se a atual administração pretende construir a represa em questão e, em caso afirmativo, quando seria iniciada essa obra.
 





Publicado em: 17/02/2014 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal