Um total de 561 cirurgias de catarata foi contabilizado pela Secretaria de Saúde no Hospital Santa Bárbara no ano de 2013, beneficiando pacientes de seis municípios da região. A informação foi prestada pelo secretário de Governo, Rodrigo Maiello, em resposta ao requerimento formulado pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), no qual solicitava informações sobre os procedimentos realizados no município.
De acordo com Maiello, desse total de beneficiados 265 são de pacientes residentes no município. 296 foram de moradores nos municípios de Artur Nogueira, Holambra, Hortolândia, Nova Odessa e Santo Antonio de Posse, devido à vigência de uma portaria, por meio da qual a direção do HSB aceitou atender pacientes dessas cidades para que realizasse os procedimentos cirúrgicos eletivos de catarata no âmbito do SUS em 2012 e 2013, sendo o financiamento arcado pelos municípios participantes que compartilham da portaria. O valor é determinado de acordo com os termos da portaria.
A Secretaria de Saúde informou, ainda, que a santa casa estabeleceu um critério quando do oferecimento aos cinco municípios de cirurgias de catarata no âmbito do SUS, que seria priorizar os pacientes de Santa Bárbara d’Oeste para realizar as cirurgias e, depois, os pacientes dos outros municípios, visando não prejudicar o serviço contratado com ela.
Levando em consideração os números informados pela Administração, o Hospital Santa Bárbara realizou para pacientes barbarenses uma média de 22,08 cirurgias mensais.
“O número é muito aquém das necessidades da população de Santa Bárbara d’Oeste, devido ao elevado número de pessoas que reclamam sobre a demora para serem convocadas pela rede pública de saúde para realizar as cirurgias de catarata, cuja fila de espera supera a casa de 1,3 mil pacientes”, afirma o Dr. José, que tem solicitado e buscado alternativas para que o município possa diminuir a fila de espera na cidade.
Publicado em: 13/02/2014 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal