O vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), deve visitar, nesta semana, a Assembleia Legislativa de São Paulo, onde irá entregar ofícios aos deputados eleitos pela região, solicitando que eles intermedeiem reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella Vieira, contra a construção de unidade do Centro de Detenção Provisória (CDP) na divisa de Santa Bárbara d’Oeste com Limeira. Apesar de destacar que a mudança de presídio de regime semiaberto para CDP, anunciada recentemente pelo governo estadual, já é uma vitória para o Município, Kadu afirma que essa unidade não deveria ser construída na divisa barbarense, uma vez que o Município não receberá qualquer recurso com à implantação dessa unidade.
“Fico feliz que, finalmente, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tenha ouvido nosso apelo, anunciando que não irá mais construir o presídio na rodovia Américo Emílio Romi (SP-306), entre Limeira, Iracemápolis e Santa Bárbara d Oeste. Mas, apesar de não ser tão ruim quanto o presídio que receberia detentos de todo o Estado, o CDP também gera insegurança entre moradores de áreas próximas”, afirmou. Para Kadu, não é justo que o local previsto para a construção dessa unidade seja mais próximo do Centro de Santa Bárbara d’Oeste do que da cidade vizinha. “Limeira fica com o bônus, recebendo recursos desse CDP, enquanto nós ficaremos com o ônus, temendo possíveis fugas desses detentos e todos os problemas causados pela proximidade desse centro de detenção”, concluiu.
Kadu destaca, ainda, que essa reivindicação justa da população barbarense pode ser atendida pelo governo estadual. “Quando comecei a me manifestar contra o presídio, muitos disseram que essa decisão já estava tomada e que nada poderia ser feito, mas o governador recuou e anunciou a mudança para CDP. Por que eles também não podem recuar quanto à área escolhida para a construção dessa unidade?”, questionou.
Publicado em: 20/01/2014 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal