Notícias

Notícias da Câmara

PROJETO DO EXECUTIVO ESTABELECE NORMAS PARA INSTALAÇÃO DE TORRES DE TELEFONIA NO MUNICÍPIO

De autoria do Poder Executivo, foi protocolado na Câmara, no dia 20 de dezembro, o Projeto de Lei 223/2013, que estabelece normas e procedimentos para a instalação de torres de transmissão de telefonia celular e de outras fontes emissoras de radiação eletromagnética não ionizante no Município. O prefeito Denis Andia explica que essa propositura se coaduna com os limites estabelecidos pela Lei Federal nº 11.934/2009.

Pela propositura, para a construção de qualquer sistema transmissor, independentemente do material construtivo utilizado, será necessária a obtenção do alvará de construção emitido pela Secretaria Municipal de Planejamento. E para a operação desses transmissores será necessário o licenciamento, também emitido por essa Secretaria. A empresa responsável pela transmissão deverá realizar laudos radiométricos para fins de controle ambiental. Essa medição, no entanto, também poderá ser realizada pela Administração Municipal, mediante a realização de convênio com órgãos do governo federal ou estadual, assim como entidades devidamente capacitadas e reconhecidas. O projeto prevê, ainda, a existência de uma área crítica, localizada num raio de 50 metros de residências, hospitais, clínicas, escolas, creches e asilos.

A desobediência ou não observância das regras estabelecidas nesta lei implicará na aplicação de penalidades que variam desde advertência por escrito até a imposição de multa que pode varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil, reajustados, anualmente, de acordo com o índice oficial adotado pelo Município. Na exposição de motivos do projeto, o prefeito Denis Andia afirma que essa norma se baseia em lei federal, estabelecendo critérios para a construção das antenas e a instalação dos sistemas transmissores, assim como parâmetros urbanísticos para a instalação em lotes e em edifícios no Município.
 





Publicado em: 03/01/2014 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal