O vereador Antonio Pereira (PT) se reuniu nesta quarta-feira (25) com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Unicamp, que apresentaram proposta de busca ativa e identificação de pacientes com Doença de Chagas em Santa Bárbara d’Oeste.
Pereira, o médico especialista e professor Eros Antônio de Almeida e a especialista em Doença de Chagas e integrante da Associação de Doença de Chagas de Campinas e Região Ana Maria de Arruda Camargo foram recebidos pelo assessor da secretaria, Renato Victorino, e pelo biólogo Luiz Eduardo, do Centro de Controle de Zoonoses.
Durante o encontro, o médico apresentou estatísticas e sugeriu uma parceria entre o município e a Unicamp para a identificação e localização de pessoas com Chagas. De acordo com ele, existem no Brasil mais de 1,5 milhão de chagásicos, mas poucos são identificados e fazem o tratamento.
“A Unicamp pode ser uma referência para Santa Bárbara nos casos mais graves e ainda oferecer todo suporte para que o acompanhamento e tratamento sejam feitos no município”, argumentou Pereira.
O vereador é autor do projeto aprovado e que se transformou na lei 3461/2013, que institui o ‘Dia do Portador da Doença de Chagas’ em 14 de abril, com o objetivo de informar e debater temas que levem à conscientização e prevenção da doença. As propostas serão apresentadas ao secretário de Saúde, Laerte Zucolo.
Publicado em: 25/09/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal