Por meio do Projeto de Lei nº 139/2013, protocolado na semana passada, o vereador Giovanni Bonfim (PDT) pretende instituir o Programa de Empreendedorismo Cultural no Município. Esse projeto fomenta a promoção da cultura local, por meio de feiras que tenham forte aliança com o empreendedorismo artístico cultural. A proposta visa à exibição do trabalho de artistas e artesãos, cujo empreendedorismo remete à manutenção e divulgação das tradições, da educação e da cultura, com geração de emprego e renda dentro da comunidade.
De acordo com a propositura, poderão participar desta iniciativa os seguintes ramos de áreas artísticas: Música, Dança, Teatro, Grafite, Artesanato, Literatura e Artes Visuais, cadastradas na forma desta lei, podendo estar também organizadas por meio de Associações, Organização Social Civil Pública (OSCIP) e Cooperativas. “Os eventos culturais deverão acontecer em pontos estrategicamente definidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, considerando os aspectos de localização, mobilidade e acessibilidade, além de garantir ampla divulgação através dos meios de comunicação”, explicou Bonfim. O parlamentar ressalta que a agenda de realização dessas feiras respeitará critérios, estabelecendo as prioridades a serem executadas nos referidos espaços públicos, devendo os artistas interessados estar inscritos na Secretaria Municipal de Cultura.
Na exposição de motivos, o vereador afirma que o projeto de lei tem como objetivo a divulgação dos trabalhos de artistas barbarenses, bem como a troca de experiência entre os artistas locais e de outras regiões, além de possibilitar à população barbarense o conhecimento cultural municipal. Ele destaca, ainda, que a realização dessas feiras vai contribuir para a geração de renda e de empregos, movimentando a economia local.
Publicado em: 09/09/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal