O vereador Celso Ávila (PV) propõe a concessão da Medalha Zumbi do Palmares a Roberson Rogério Gomes, mais conhecido como Robinho, cabeleireiro em Santa Bárbara d´Oeste. Segundo Celso Ávila, ele sempre foi um “lutador pelo combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira”. Em anexo à proposta de concessão da Medalha Zumbi dos Palmares, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado.
Roberson Rogério Gomes, o Robinho, nasceu em Santa Bárbara d´Oeste, no dia 13 de janeiro de 1981, no Hospital Santa Bárbara. Filho de José de Jesus Gomes e de Sônia Regina Euzébio, assim como os irmãos Adriana e Anderson, foi criado pelos avós maternos, Otávio e Rufina Euzébio. Começou a trabalhar aos 11 anos como auxiliar de pedreiro e, nas horas vagas, brincava com os irmãos como cortador de cabelo, barbeiro, onde foi crescendo o desejo por seguir a profissão de cabeleireiro.
Foi aluno nas escolas José Gabriel de Oliveira onde cursou o primeiro grau e depois aluno na escola Américo Emilio Romi, onde finalizou o segundo grau. Nesta época começou a fazer parte do grupo de jovens da Pastoral da Juventude da igreja Nossa Senhora Aparecida que tinha como pároco José Boteon. Participou da semana jovem, foi coordenador, líder de jovens, tocava e cantava na banda INRI (Jesus Nazareno Rei do Judeus) e chegou a gravar um CD, no qual foi autor da letra e música “Tenho Tantas Coisas pra Dizer “.
Até se formar, passou por diversos tipos de trabalhos e estabelecimentos comerciais na cidade de Santa Bárbara d´Oeste, mas nunca desistiu do sonho de um dia ter o seu próprio negócio. Em 2004, entre uma dificuldade e outra, finalizou o curso de cabeleireiro ministrado pela prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, no Centro Social Urbano, pelo professor Benite. O primeiro salão foi aberto na casa da avó, na Vila Linópolis. Hoje está estabelecido na avenida Monte Castelo onde corta cabelo de homens e mulheres, crianças e adultos. “No começo da profissão enfrentou preconceito e hoje se considera um ‘negro vitorioso’. Lutou contra todas as formas de racismo e hoje é um vencedor”, disse Celso.
Em 2009, com a ajuda de amigos, desenvolveu o projeto Pensando em Você, em que reunia vários profissionais de diversas áreas, os quais elegiam um bairro e passavam o dia cortando cabelos, levando diversão e informação para os moradores daquela localidade de forma gratuita. “Para Robinho, aquele projeto era uma oportunidade de retribuir à comunidade tudo o que conquistou com seu trabalho. Além disso, quando mais jovem, ele sabia como era não ter dinheiro nem pra cortar o cabelo”, concluiu o vereador.
Publicado em: 16/08/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal