O vereador Ademir da Silva (PT) protocolou, ontem (21), na Câmara Municipal, o Projeto de Decreto Legislativo 02/2013, que dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de “Cidadão Barbarense” ao deputado federal Carlos Alberto Rolim Zarattini. Em anexo à proposta dessa homenagem, o vereador barbarense apresenta a biografia do deputado.
Carlos Zarattini, 53 anos, é economista, tendo se especializado em Engenharia de Transporte. Desde os 13 anos luta por um Brasil democrático, soberano e socialmente justo. Participou ativamente da reorganização dos estudantes secundaristas na década de 70, em plena ditadura militar. Enquanto estudava economia na USP, trabalhava à noite como gráfico na Folha de S. Paulo, na Editora Abril e em outras empresas. Ajudou na organização da Oposição Sindical dos Gráficos. Lutou pela redemocratização do País quando era membro da Juventude do antigo MDB.
Em 1992, pela primeira vez foi candidato a Vereador na Capital pelo Partido dos Trabalhadores. Ficou na terceira suplência, assumiu o cargo em 1995 quando propôs e aprovou o Projeto de Lei criando o Bilhete Único, vetado pelo então prefeito Paulo Maluf. Em 1998 foi eleito Deputado Estadual com 39 mil votos. Apresentou, na área da educação, importantes projetos, como a redução para 35 alunos por classe nas escolas estaduais (aprovado pela Assembleia Legislativa, mas vetado pelo governo) e a eleição direta dos diretores das escolas pela comunidade.
Em 2006, após atuar na Prefeitura de São Paulo na gestão de Marta Suplicy, foi eleito deputado federal com 134.224. Apresentou importantes Projetos de Lei como o da Tarifa Social de Energia Elétrica que tornou-se a Lei nº 12.212 de 20/01/10, o PL do Bilhete Único Metropolitano que já foi aprovado pela Câmara e está aguardando a votação no Senado, além do PL criando a Universidade Federal da Região Sudoeste da Capital que também já se tornou realidade com a construção do Campus da UNIFESP no município de Embu das Artes.
Ainda em seu primeiro mandato, Zarattini apresentou o Projeto de Lei Nº 1.202, de 30 de maio 2007 que “Disciplina a atividade de “lobby” e a atuação dos grupos de pressão ou de interesse e assemelhados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, e dá outras providências”. O PL segue em análise nas Comissões da Câmara. Nas eleições de 2010, Zarattini foi reeleito com 216.403.
Publicado em: 22/05/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal