Notícias

Notícias da Câmara

VEREADOR JOI FORNASARI PROMOVE REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Visualize fotos Visualize fotos

      O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), promoveu, ontem (17), no plenário Dr. Tancredo Neves, da Câmara Municipal, uma reunião entre munícipes; veterinários; o secretário de meio ambiente, Rafael Piovezan; Marcos Pensuti, coordenador da vigilância em saúde no Município; Maria Luiza Furlan, presidente da ONG SOS Animais; Alexandre Visoska, coordenador do Centro de Controle Zoonoses; Maria Cândida Vieira Miguel, presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) e membro suplente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comdea); entre outros. “Discutimos como resolver problemas de abandono e guarda responsável. São problemas sociais, como a questão das zoonoses, as pessoas que não têm informações sobre cães perigosos ou que podem transmitir doenças”, comenta o adestrador Archimedes Garrido.

     O secretário esclareceu que a Administração tem se reunido com algumas entidades e buscados estratégias para tratar da questão da dinâmica populacional de animais domésticos. “Temos ciência do problema que o Município enfrenta, passamos por um período grande praticamente sem atividade nessa linha de atuação e a ideia é retomar algumas ações, entre elas a educação ambiental, o programa de controle de natalidade de animais, algo mais efetivo em termos de articulação junto às entidades para melhorar a questão da informação sobre doação e também fornecendo subsídios para que os setores públicos consigam, dentro da Administração, trabalhar também com algumas ações efetivas para o controle populacional de cães e gatos”, afirma Piovezan.

      Pensuti definiu aos presentes a função do Centro de Controle de Zoonoses. “Atuamos com os animais doentes, que precisam ficar abrigados para fazer o controle de parasitas e bactérias que podem levar as pessoas a ficarem doentes, e não simplesmente a questão do controle animal”, fala o coordenador. “Os representantes do Executivo esclareceram que o centro tem um programa de castração de cães e gatos para pessoas carentes e as inscrições são feitas direto no setor. Além disso, as pessoas não sabiam que a vacinação antirrábica para cães e gatos pode ser feita durante o ano todo no horário comercial no centro”, ressalta Joi. “A reunião foi proveitosa, especialmente pela iniciativa de Archimedes de ser voluntário, uma vez por semana, na rádio municipal Santa Bárbara FM em programa sobre o comportamento dos cães”, conclui Joi.

      Sobre o Comdea, Wilson Guarda explicou que se trata de um órgão consultivo para questões e deliberações tanto legais quanto executivas dentro do tema animais. “O conselho pode auxiliar trazendo a sociedade para discutir esses problemas dentro das reuniões ordinárias mensais. Tendo o diagnóstico dessas demandas, fazemos encaminhamentos aos setores competentes”, detalha Guarda. Para Maria Cândida, o controle social funciona com a participação popular. “Cobra-se muito, mas na hora de ajudar na tomada de decisões, propor ideias e realmente trabalhar são poucas as pessoas que aderem”, acrescenta Maria Cândida. As reuniões do conselho acontecem às primeiras quartas-feiras de cada mês, excepcionalmente em maio, devido ao feriado no dia 1º, a reunião será no dia 8, das 18h30 às 19h.

 





Publicado em: 19/04/2013 00:00:00

Publicado por: Câmara Municipal