O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), protocolou, semana passada, um projeto de lei que dispõe sobre a flexibilização do horário de trabalho de servidores municipais responsáveis legais por pessoas com deficiência. De acordo com a propositura, os servidores que sejam pais de pessoas com deficiência, ou seus responsáveis legais, terão a forma de cumprimento de sua jornada de trabalho diária flexibilizada para fins de proporcionar a estas pessoas a atenção permanente ou tratamento educacional, fisioterápico ou terapêutico ambulatorial em instituição especializada.
A proposta prevê que, para fazer jus ao benefício, o servidor deverá requerer por escrito a concessão do benefício, anexando ao requerimento declaração de autoridade médica atestando que a pessoa sob a sua guarda atende aos requisitos desta lei. Na justificativa, o parlamentar afirma que as pessoas com deficiência devem receber cuidados frequentes de seus pais ou responsáveis. “Na atualidade, indica-se que, a partir dos processos de terapias de estimulação precoce, pode-se agir buscando o desenvolvimento compatível com o nível de comprometimento físico, sensorial e mental para cada tipo de portador de deficiência”, explicou, ressaltando que quanto mais cedo e rápido iniciarem-se as terapias, maiores são as chances de algum tipo de desenvolvimento.
“O acompanhamento contínuo dos pais nas terapias causa transtornos nos ambientes de trabalho dos mesmos, por falta de legislação específica que os ampare e dêem o direito legal para cuidar devidamente dos filhos com deficiência”, ressaltou, destacando que a flexibilização da jornada desses pais contribuiria diretamente no êxito das terapias. “Quanto mais a pessoa com deficiência conseguir se desenvolver, melhores serão as condições para sua inclusão, convívio e aceitação social”, concluiu.
Publicado em: 25/03/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal