O vereador Antonio Pereira (PT) é autor do Projeto de Lei n° 40/2013, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Santa Bárbara DOeste o Dia do Portador da Doença de Chagas, em 14 de abril, e dá outras providências. De acordo com a proposta, a finalidade da data é informar a população dos principais sintomas de alerta da doença e debater temas que levem à conscientização e prevenção da mesma.
O projeto prevê que a Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde determinarão a realização de solenidades alusivas à data com ênfase para ações de conscientização e prevenção da doença. Na ocasião, segunda a proposta, as instituições privadas e públicas, inclusive a Prefeitura e a Câmara Municipal, poderão firmar parcerias para essa finalidade. “Esse projeto não visa a aumentar as despesas, mas garantir qualidade de vida a todos que estão inseridos nos programas e projetos oferecidos pela Prefeitura, pois a prevenção ainda é o melhor remédio”, diz Pereira.
O vereador ressalta que a doença é uma das consequências da infecção humana produzida pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. “Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a existência de 10 milhões de pessoas no mundo infectadas pelo parasita da doença, distribuídas na maioria em 21 países da América Latina. No Brasil, esta estimativa é de haja entre dois a três milhões de pessoas infectadas com a doença”, esclarece Pereira.
O parlamentar explica que, embora o Brasil tenha reduzido de forma drástica os números de contágio do Mal de Chagas nas últimas décadas, entre 150 e 200 novos casos ainda são registrados anualmente no país, de acordo com o Ministério da Saúde. “Apesar de ser um número relativamente baixo, a ONG Médicos sem Fronteiras faz um alerta para o fato de que o país se preocupa muito com o controle vetorial da doença, mas o tratamento dos cerca de 2 milhões de infectados pode ser considerado deficiente no Brasil”, diz Pereira.
Tribuna Livre
O coordenador da Rede Global para Eliminação da Doença de Chagas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o médico Pedro Albajar Viñas, fará uso da Tribuna Livre da Câmara na próxima terça-feira (26), durante a 11ª Sessão Ordinária, a convite do vereador Pereira. O médico atua em Medicina Tropical e Saúde Internacional, tendo a Doença de Chagas como um dos principais temas de pesquisa.
Viñas gradou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona (1990), possui mestrado em Infecção e Saúde nos Trópicos pela London School of Hygiene & Tropical Medicine (1996), e doutorado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente, é professor convidado da Universitat Autònoma de Barcelona, pesquisador visitante da Fundação Oswaldo Cruz, assessor técnico da ONG Médicos Sem Fronteiras e consultor da Organização Pan-americana da Saúde.
Publicado em: 21/03/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal