O vereador Felipe Sanches (PSC) esteve, nesta sexta-feira (15), visitando Clinica Top de Nefrologia e Diálise. Na ocasião, o parlamentar esteve reunido com o médico Flávio Hashimoto, a administradora Juliana Márcio e com a enfermeira Kelis Rodrigues. O parlamentar conversou sobre o Projeto de Lei, protocolado hoje na Câmara, no qual cria a Semana Municipal de Prevenção às Doenças Renais, a ser comemorada anualmente, durante a semana que compreender o dia 14 de março, Dia Mundial do Rim, órgão responsável pela filtragem do sangue no corpo para eliminar excessos de água, sal, potássio, entre outras substâncias.
De acordo com o vereador, a iniciativa visa a alertar a população a respeito dos principais fatores de risco, como hipertensão, diabetes, sobrepeso, idade acima de 50 anos, histórico de doença renal na família, além do exagero no uso de alguns medicamentos. “A Santa Casa de São Paulo criou a campanha Pare de Agredir Seu Rim, lá eles informaram que as doenças renais atingem 10 milhões de brasileiros e 17% desse total precisam de hemodiálise, sendo que no país são feitos, anualmente, cerca de 4,5 mil transplantes”, argumenta a parlamentar.
Segundo Felipe Sanches, as ações na Semana Municipal de Prevenção às Doenças Renais podem abranger a detecção precoce dos fatores de risco prevenção. “É importante postergar a evolução da doença para o estágio terminal, quando o paciente vai precisar de transplante ou diálise. Muitas vezes o paciente percebe a doença quando já é tarde”, conclui.
Publicado em: 15/03/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal