O vereador Ademir da Silva (PT) é autor do Projeto de Lei n° 10/2013, que dispõe sobre o uso de asfalto ecológico (asfalto-borracha), feito de agregados reciclados de pneus, em obras públicas de pavimentação e recapeamento realizadas no Município de Santa Bárbara d’Oeste e dá outras providências. “Essa é uma solução simples e eficiente para os mais de 30 milhões de pneus velhos descartados anualmente no Brasil em lixões, depósitos, quintais e outros lugares improvisados”, afirma o parlamentar.
Ademir destaca que a tecnologia para produção do asfalto ecológico utilizando a borracha de pneus sem condições de rodagem chegou ao Brasil em 2001. “O grande problema dos pneus é que sua principal matéria-prima, a borracha vulcanizada, leva de 300 a 400 anos para decompor e, quando queimada, gera uma fumaça altamente poluente composta de dióxido de carbono e enxofre. Por isso, o ganho ambiental com a produção do asfalto-borracha é incomensurável”, explica o vereador, lembrando ainda do perigo representado por pneus descartados ao ar livre devido à proliferação de mosquito da dengue.
Segundo o parlamentar, o uso do asfalto ecológico não gera custos adicionais, chegando a ser mais econômico que o asfalto tradicional. Entre as vantagens apresentadas por Ademir na Justificativa do projeto estão, entre outras, a necessidade de metade da espessura asfáltica em relação ao convencional, o aumento da aderência, a diminuição em cinco decibéis do nível de ruído provocado pelo tráfego e a durabilidade de 15 a 20 anos a mais que o asfalto convencional.
Publicado em: 01/02/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal