O vereador José Antônio Ferreira, o Dr. José (PSDB), manifesta apelo ao prefeito Denis Andia (PV), por meio de moção, para que seja estudada a possibilidade de implantação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar explica que o CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS (Sistema Único de Saúde), local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência em dispositivo diário.
“Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia através de atendimento médico e psicológico”, detalha Dr. José, lembrando que esse serviço de atendimento de saúde mental foi criado para substituir as internações em hospitais psiquiátricos. O vereador ressalta que o Ministério da Saúde repassa um incentivo financeiro para a implantação do serviço.
Dr. José considera que o CAPS pode ser de tipo I, II e III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto-juvenil (CAPSi), dependendo do contingente populacional de cada Município. Segundo o parlamentar, Santa Bárbara d’Oeste poderia pleitear o CAPS II, CAPSad e rede básica com ações de saúde mental. O vereador acrescenta que a equipe mínima do CAPS II, de acordo com o porte do Município, é composta por médico psiquiatra, enfermeiro com formação em saúde mental, quatro profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, professor de educação física ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico, e seis profissionais de nível médio e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.
Publicado em: 23/01/2013 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal