O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), foi convidado a participar, hoje (7), da reunião do lançamento da fase executiva do Museu da Cana-de-Açúcar de Piracicaba. Idealizado pelo Instituto Brasil Leitor (IBL) em parceria com a prefeitura de Piracicaba, esse museu está sendo instalado nas dependências do Engenho Central e deve ser aberto ao público a partir de 2014.
“O museu vai homenagear a história da produção de açúcar e etanol do município e da região. Além disso, ele vai ajudar a expor a história da produção canavieira na região, preservando arquivos históricos de um setor primordial não apenas para a região, mas para quase todo interior de São Paulo”, afirmou Juca, após o evento. Além do espaço cultural, o museu também será palco de encontros econômicos e eventos do setor de açúcar e etanol.
O Engenho Central, fundado em 1881 pelo Barão de Rezende, foi o grande símbolo do desenvolvimento na época e representou um salto na estrutura produtiva canavieira no Brasil, pois industrializava a cana-de-açúcar de forma centralizada e com equipamentos modernos. O engenho também inovou ao empregar mão-de-obra assalariada, enquanto o restante do país ainda utilizava escravos.
Publicado em: 07/12/2012 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal