Por meio do Projeto de Lei nº 98/2012, o vereador José Antonio Aborihan Gonçalves, o Zeca (PCdoB), institui o Dia Municipal de Proteção e de Estímulo à Adoção de Animais Domésticos no município, a ser comemorado no dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal.
De acordo com a proposta, o Poder Executivo poderá disponibilizar espaços nos parques e praças para a realização de feiras e campanhas de estímulo à adoção e guarda responsável, ficando vedada a cobrança de taxas municipais para a realização desses eventos, promovidos por entidades de proteção aos animais.
O dia ora constituído passará a constar no calendário municipal de eventos. Segundo o vereador, o Dia Mundial do Animal é comemorado desde 1930, determinado pelo Congresso de Proteção Animal, realizado em Viena, Áustria, sendo este dia escolhido para homenagear São Francisco de Assis, santo protetor dos animais, que morreu no dia 4 de outubro de 1226.
No Dia Municipal de Proteção e de Estímulo à Adoção de Animais, o município poderá promover diversas atividades, entre elas palestras que visem à conscientização da população com relação ao tratamento que deve ser dispensado aos animais, transmissão de doenças e controle da população de cães e gatos através de esterilização.
“A propagação dessas feiras de adoção será importante para contribuir no atendimento às demandas da população animal da cidade, bem como ajudar através de serviços prestados a respeito de questões relacionadas. A adoção é um ato de amor e proteção que o ser humano pode proporcionar a um animal, garantindo assim melhores condições de vida”, explicou Zeca.
Publicado em: 19/11/2012 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal