Cinco funcionários da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste visitaram, ontem (15), a Informática de Municípios Associados S/A (IMA), em Campinas, com o objetivo de conhecer a estrutura da empresa e avaliar a possibilidade de adquirir serviços de infraestrutura de redes e telecomunicações e de gerenciamento eletrônico de documentos, além do Sistema de Protocolo. De acordo com o diretor Administrativo-Financeiro do Legislativo barbarense, Renato Quintela, a prioridade da Câmara é construir uma infraestrutura de comunicações de dados que permita a automatização dos processos no órgão, com a utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação.
Além de buscar uma proposta da IMA para a construção dessa infraestrutura, incluindo a implantação de uma rede de dados e de áreas com acesso à Internet sem fio (WiFi), os técnicos de Santa Bárbara conheceram o sistema de protocolo da IMA e o Imaged. O primeiro permite cadastrar documentos em um órgão público e controlar o seu trâmite ao longo de todo o processo administrativo e o segundo possibilita que informações em papel sejam digitalizadas e recuperadas instantaneamente na tela do computador.
“Estamos, pelo menos, oito anos atrasados no que se refere à informatização. Vamos, a partir de agora, promover uma modernização tecnológica da Câmara, focando principalmente em soluções desenvolvidas em plataforma livre”, afirmou Quintela. O diretor de Controle da Câmara, Alex Borges, disse que a intenção do Legislativo é não esperar muito tempo e, tão logo a infraestrutura esteja pronta, o que está previsto para acontecer ainda este ano, tenha início o processo de implantação dos aplicativos.
“A intenção é digitalizar as proposituras, as leis e o acervo da Biblioteca da Câmara, disponibilizando o acesso por meio da Web”, disse Borges. Além dos diretores de Controle e do setor Administrativo-Financeiro da Câmara, estiveram presentes na IMA, o chefe do setor de Apoio Administrativo, Carlos Vidal, e os técnicos em informática Gustavo Bilha e Matheus Siqueira e Silva.
Publicado em: 16/02/2012 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal