O vereador Nivaldo Antonio Ciufri (PSDB) protocolou moção 08/08 que manifesta apelo ao governo do Estado de São Paulo, à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, para que viabilizem um bilhete único, como o da cidade de São Paulo, para a RMC – Região Metropolitana de Campinas.
Em sua propositura, o parlamentar pondera o sistema de funcionamento na capital, onde as pessoas podem rodar duas horas, em vários transportes públicos, pagando somente uma passagem. “Agora, o Bilhete Único é personalizado, com nome e RG para evitar fraudes”, detalha.
Segundo ele, a medida facilita a vida do cidadão, pois é só inserir créditos no bilhete que pode ser usado em diferentes transportes. “O Bilhete Único poderia ser adaptado na Região Metropolitana de Campinas, onde o mesmo bilhete seria válido para usar em ônibus urbano e intermunicipal”, afirma.
Ciufri explica que o as tarifas não seriam iguais, pois haveria o desconto do valor da passagem referida ao transporte utilizado, fazendo com que não se altere a realidade de cada município no que se diz respeito à tarifa de ônibus.
Ele acredita que, se a medida for bem sucedida na RMC poderá ser estendida para outros municípios próximos à região, já que facilita também empregadores pagarem as passagens de seus colaboradores.
Pela proposta protocolada hoje (18), Nivaldo pede encaminhamento da moção para o governador do estado, José Serra; José Luiz Portella, Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos e a José Ignácio Sequeira de Almeida, diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
Publicado em: 18/01/2008 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal