O vereador Danilo Godoy (PP) participou, hoje (2) pela manhã, do Seminário de Soluções para a Universalização do Sistema de Saneamento Básico, na cidade de Salto (SP), com a presença do ministro das cidades, Mário Negromonte, e da deputada federal Aline Corrêa (PP), além de autoridades regionais, como os prefeitos de Americana, Diego De Nadai; e de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira; entre outros. O seminário abordou a Lei Federal nº 11.445, sancionada pelo então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em 5 janeiro de 2007, que estabelece os parâmetros do saneamento básico no Brasil.
Danilo ressalta que os serviços públicos relacionados ao saneamento básico devem ser prestados de acordo com princípios fundamentais, com segurança, regularidade e qualidade, de maneira que preservem o ambiente e a saúde dos cidadãos. “Passados quatro anos, a lei e a realidade ainda estão muito distantes. O saneamento básico é uma lacuna à espera de soluções e elas devem ser rápidas e eficientes, pois o governo federal deixará de disponibilizar recursos da União para as cidades que não tiverem o Plano Municipal de Saneamento Básico a partir de 2014”, afirma o vereador.
Danilo explica que ações de saneamento são consideradas preventivas para a saúde por garantirem a qualidade da água utilizada para o abastecimento doméstico e a disposição adequada de dejetos humanos. Além disso, o parlamentar esclarece que o saneamento básico promove redução de custos para a máquina pública. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada R$ 1 investido em saneamento básico é possível economizar R$ 4 em tratamentos de saúde”, informa o vereador. “Este seminário foi bastante esclarecedor e se encaixa muito bem à realidade barbarense, pois, apesar de termos grande parte do esgoto tratado, ainda há o que se fazer para atingirmos níveis seguros saneamento, chegando a 100% do esgoto tratado”, finaliza o vereador.
Publicado em: 02/12/2011 00:00:00
Publicado por: Câmara Municipal